Por que o Mac da Apple é ‘tão caro’?

Eu sempre me perguntei por que os computadores da Apple são caros? Por mais que sejam bonitos, design imcomparável, com sistema operacional Mac OS X. Confesso que tenho uma certa curiosidade, a respeito de Mac’s e um certo fascínio pelo iPhone, por isso estava vendo o site da Apple. Encontrei um texto ‘Você vai amar o Mac’, nesse texto havia algo sobre ‘Perguntas frequentes’. E aí por incrível que parece tinha a pergunta: ‘Por que devo pagar mais por um Mac’? Saiba por quê:

Por que devo pagar mais por um Mac?

Quando você compara o custo de um PC e considera o software e a memória adicionais e outros extras que você tem que adquirir para trabalhar, a diferença no preço entre um Mac e um PC não é tão grande como a maioria das pessoas acredita. E já que o Mac vem com muitos aplicativos integrados que você vai adorar usar, tanto para o trabalho como para jogar (em vez de inúteis softwares de brinde que você gostaria de desinstalar), um Mac faz um bom sentido financeiro. Finalmente, um Mac é construído com a mais avançada tecnologia por alguns dos mais espertos engenheiros de hardware, desenvolvedores de software, e designers de produto do planeta. Então, você está adquirindo os mais novos avanços tecnológicos e um computador que não tem o risco de tornar-se obsoleto em um futuro muito próximo.

25 comentários sobre “Por que o Mac da Apple é ‘tão caro’?

  1. Pingback: Por que o Mac pode ser tão caro? « Desk Ware

  2. Falou, falou, falou… E não disseram nada, eu montei meu micro a 1 ano, e ele ainda é um bicho hoje, ainda é TOP 12 meses depois, e o Vista Ultimate só melhorou, o Design do Mac é bonito, mais o conforto que meu Teclado Logitech e meu Mouse Microsoft proporcionam, aquele Slin é uma droga, mouse de 1 tecla? Com 5 acho que faltam funções, eu sei que o Mac é legal, e que o Mac OS-X é interessante, seguro? Já tem seus vírus sim, eu não me importo com o UAC do Vista, adoro, me sinto seguro, sou Microsoft, e sou PC, a 16 anos, nunca pagaria por um Mac o que pagaria em 3 PC’s, chega a ser absurdo em um país como o Brasil, é um luxo necessário pra areas expecíficas, do nosso, meu e seu, é besteira, sou Windows, sou Microsoft, sou PC.

  3. Também concordo! Para que pagar tão caro para sair dizendo: Eu tenho um Mac……

    Eu por exemplo uso Linux há mais de 15 anos!!! Amo este sistema, faço dele gato e sapato, rodo em qualquer merda de pc mudando somente o gerenciador de janelas ou mesmo em pc que seria jogado no lixo, utilizando alguns aplicativos em linha de comando.

    Cada um é feliz ou idiota do jeito que quer e ninguém tem nada a ver com isto…

  4. Olha, é o seguinte:
    A maioria dos brasileiros, nasce,e tem a maldita e infeliz “criação Windows (PC)”.
    Então, oque acontece?
    Um cara com a ajuda de milhares de funcionários resolve fazer um sistema operacional muito mais avançado, moderno e seguro, porém não proporcionando compatibilidade para os famosos jogos de PC (Counter-Strike, Need For Speed e todos os demais.), e “a molecada”, ou “as patricinhas”, começa a denegrir e falar mal do impecável Macintosh. E na verdade, não é bem assim que o sistema fuinciona. O Mac não da pau, é garantido. Já o Windows, prefiro não comentar.

  5. ok… não trava… mas vc pode ver… qualquer mac aó tem no mínimo 1GB de RAM
    no windows… XP por exemplo… qualuqer 256MB de RAM roda… isso depende mt da máquina… MAC (hardware) é potente
    poe um Windows numa máquina com 1GB bem ajeitado ntipo num mac… p ver se trava….

  6. Puxa, essa foi o fim do mundo:

    “Um cara com a ajuda de milhares de funcionários resolve fazer um sistema operacional muito mais avançado, moderno e seguro, porém não proporcionando compatibilidade para os famosos jogos de PC (Counter-Strike, Need For Speed e todos os demais.), e “a molecada”

    Resumindo, Steve Jobs faz o seguinte:
    Em relacao a hardware, Mac eh igual a um PC, sao os mesmissimos componentes, processador, placa mae, placas de video, memorias e hd.
    Ele coloca tudo num design bonito, e vende como o computador mais rapido do mundo. (eh desse jeito q esta anunciado no site da Apple.com)

    Alguns vao defender o inabalavel sistema, MacOs. Mesma coisa. Steve Jobs rouba codigo livre (sim, o MacOs eh uma copia do FreeBSD, uma variacao do Linux), coloca um design bonito (o sistema de janelas Acqua), e vende como o melhor sistema operacional do mundo. (tambem eh anunciado desse jeito pela propria empresa)

    No fim, vc paga pelo marketing, pelo design e pelo status que a marca Apple representa.

    E chamam de genio um cara tao picareta. O que o marketing nao faz….

    • FreeBSD *NÃO* é uma variação de Linux, é um outro Sistema Operacional, totalmente diferente do linux.

      E o Steve Jobs não rouba código, a licença BSD, sob a qual o FreeBSD é distribuído é realmente livre, permite que você faça o que quiser com ela. Então nasceu o Darwin, sistema no qual o Mac OS X é baseado, o Darwin nasceu dos BSDs (Free, Net e Open), uma operação totalmente legal.

      Pra que a Apple iria escrever um SO novo do zero pra processadores RISC? Pega o que tem pronto e inova em cima daquilo

      • O Renato esta certo nos jargoes, BSD nao é Linux (mas a idéia é muito semelhante) e Jobs nao “rouba”, ja que a licenca do BSD é bastante permissiva.

        E realmente, pq escrever um novo SO, ne Renato? Da trabalho fazer algo bom, custa tempo (e dinheiro), eh mais lucrativo, certo e rapido investir em marketing. No fim, a Apple nao inovou nada, mas enganou um bando de pessoas q estao pagando carissimo pra custear as agencias de publicidade contratadas pela Apple….

  7. No Brasil é mesmo uma questão idiota pra quem quer simplismente jogar até as 4h da manhã e ficar no orkut, msn. Okay, pra quem trabalha “realmente” também pode ser útil ter mesmo um PC “top”.. no brasil eu tinha um MBP, que vendi, comprei minha passagem pra Lisboa, cheguei aqui, rapidinho comprei um iMac por 999€.. Que aqui naõ é muita coisa.. um computador “top” aqui não ficaria por menos de 1600€ sendo montado.

    Pra mim que trabalho com edição profisisonal de vídeo e design gráfico, vale mais a pena o Mac. Mas definido apenas por onde eu moro, se fosse no brasil esquece.. ja acho loucura eu ter comprado um quando estava aí.

  8. sinceramente… mac é mania de norte americano com ar de superioridade.

    para quem trabalha, o linux hoje é um SO completo, sem duvida com todos recursos para escritórios e etc, e ainda roda em um computador excelente em qualidades de hadwares por menos de 1500R$ ( muito menos)

    por qual motivo compraria um macbook ou imac?

    pra mim mac é coisa de frutinha.

    pago 1000 real!

  9. Infelizmente os Macs são bastante caros no Brasil, mas em muitos países compensa, principalmente se você trabalha com edição de imagens.
    Fora isso não há nenhum sistema operacional que se compare com o mac osx – eu uso windows 7 e ubuntu. Estão sempre copiando (porcamente na maioria das vezes) tudo do osx (estou falando das inovações pós system 9 ou windows xp e não da origem dos desktops)

  10. Os Macintosh são sem dúvida alguma ainda um bom investimento, apesar do custo. Estáveis, rápidos e seguros, são uma ótima opção sobretudo àqueles que trabalham com editoração gráfica, ainda que este contemplem também outras áreas. Recentemente, adquiri um MacBook Pro e certamente não o adquiri simplemente pelo maldito status que o mesmo possa vir a gerar, talvez o único elemento que algumas pessoas com a mente curta consigam enxergar, senão por conjunto de fatores. Se as computadores da Apple não fossem boas, certamente não seriam tão utilizados por profissionais da área gráfica, publicitária… Pense antes de criticar aquilo que você não conhece!

  11. Errata:
    Se os computadores da Apple não fossem bons, certamente não seriam tão utilizados por profissionais da área gráfica, publicitária… Pense antes de criticar aquilo que você não conhece!

  12. Paulo Eduardo Pestana Felippe CONCORDO
    Tony Quartel Geral TAMBEM CONCORDO

    Um mac realmente é muito bom,uma das vantagens é que sua configuração é melhor adaptada para o mac os x,isso nao acontece no windows,alem disso muitos programas rodam em mac,e realmente o mac vem com programas bem melhores que os do windows,tambem gosto do linux porque tem melhor custo X benefício,justamente porque é graituito.

  13. Usar o Linux para editoração grafica e como reaprender a cagar de cocoras.
    Linux è um sistema completo, No mundo dele. O windows ainda esta em primeiro lugar, você gostaria que o Windows fosse de graça? Invente um e distribua aos seus colegas. A ideia de um “bill” revolucionou o mundo da informatica. Dizer que windows 7 e ruim? Francamente, Ruim são alguns Linux ditribuidos por ai, drives , programas um sufoco para “profissionais graficos”, para usuarios de orkut e msn tá otimo. Imac eu não sei ainda, não o conheco bem, acho muito caro, vi uns rodando, são rapidos, mas o preço será que realmente compensa? Possa ser que para certas areas sim, ainda fico com meu “pessimo windows 7”,hehe! Compre uma maquina TOP, com placas de captura de 10 mil dolares e aprenda a saber do que fala do windows.

  14. Gente brigar por isso é bobeira cada os é voltado para um público e uma área diferente. Tentar discutir qual é o melhor é bobeira todos eles tem alguma desvantagem em comparação ao outro em algum aspecto. Avalie suas nescessidades de acorodo com o que cada um lhe oferece e pronto esse é o melhor para você. E essa grande concorrencia de marcas é bom pra nós consumidores finais com uma maior variedade de ótimos sistemas a escolha. Flw galerinha

  15. que nada. macs c/ tela de 21, 4gb de ram , 500 de hd i5 2.5 ghz da primeira geração
    custando 4000

    pc c/ aconfiguração melhor
    gtx 460 – 550
    placa mãe das mais caras c/ bloethoo e tal 600
    i5 2 geração – 600
    gabinete – 200
    fonte – 300
    gravador de bluray – 300
    hd 1 t 330
    8 de ram
    130

    3000 c/ um pc top e preço sem pesquisa

  16. Vocês falam tão mal do Mac porque não estudaram pra ter um computador como o da Apple. Eu estou neutro ainda, tenho 16 anos e não posso ter um iMac. Queria, claro, quem não queria? O mateus aí disse:

    “por qual motivo compraria um macbook ou imac?

    pra mim mac é coisa de frutinha.

    pago 1000 real!”

    Brasil é um lugar onde as pessoas não sabem a diferença de letras maiúsculas e minúsculas, escrevem errado mesmo e foda-se. Por isso que nunca terão um iMac. Estudem, obtenham conhecimento, trabalhem e AÍ SIM, vocês poderão pensar em ter um computador tão completo quanto um Mac.

    • Em primeiro lugar, quem deve estudar é você. E para sua informação Eu sou engenheiro eletrônico, ou seja, como você define “estudado”. E venho lhe dizer que a Apple realmente engana boa parte dos seus clientes e pessoas que eles “seduzem” para achar que os produtos deles são realmente melhores. O fato de um computador da Apple ser igual ao PC normal se deve a construção do hardware, na base de construção de um processador da tudo na mesma. A unica cosia que muda de um processador para outro é o fato de quantidade de transistores e a frequência nominal de trabalho, e qualquer PC pode ter um processador tao bom quanto ou melhor do que o de um IMac. Obviamente isso vale para os outros componentes de um computador. E obviamente a Apple super fatura o valor de cada parte do computador alegando que é a fabricação de cada componente é especifica deles, porem com um bom tanto de conhecimento técnico e muita paciência para analisar para hardware é possível verificar que a diferença é praticamente nula. (Para quem entende mais do assunto deve estar achando que eu esqueci sobre a diferença de arquiteturas e qualidade do material na hora de fabricação de uma placa eletrônica ou de um componente em si, porem eu preferi não abordar o assunto para não alongar de mais o texto.)

      Ai vem o velho papo de Windows VS MacOs, não tenho nada contra o MacOS mas, para mim, as coisas que ele tem são totalmente dispensáveis para mim. Uso linux e Windows em meu computador, linux para programar e fazer coisas do trabalho e windows para jogar ou para fazer qualquer coisa que não seja relacionada ao trabalho. Então se esses dois sistemas operacionais atendem aos meus pre-requisitos e funcionam bem, ate melhor que o Mac. Porque eu pagaria bem a mais por um? Em minha opinião um IMac ou um Macbook é apenas uma jogada de marketing, onde você esta pagando mais por uma maça já comida do que por milhares de componentes eletrônicos e horas de programação.

      Obviamente isso é questão de gosto e disponibilidade monetária então a escolha de seu computador. Mas espero que antes de falar de alguém ou de um grupo de pessoas você pense um pouco mais na hora de falar. Pois chamar todos que não querem um IMac ou Macbook de burro é uma bela falta de educação e falta de informações.

      Espero que todos tenham entendido o meu objetivo com esse texto, Obrigado por ler.

Deixe uma resposta

