Gmail sofre pane e fica fora do ar nesta terça-feira

O Gmail enfrentou problemas (de novo?) de instabilidade e ficou indisponível ontem à tarde em vários países.

Ao tentar abrir a página, o site informava a seguinte mensagem: “O servidor encontrou um erro temporário e não completou sua solicitação. Por favor, tente novamente em 30 segundos”.

Servidores que utilizam a plataforma do Gmail para e-mails, como o Globo e o IG também eficaram com o webmail fora do ar.

A serviço voltou à normalidade apenas no fim do dia.

02-gmail_status

Segundo informa o Google Apps Status Dashboard (screenshot registrada acima), a falha do serviço durou pouco mais de uma hora e meia (cerca de 100 minutos, no total), começando um pouco antes das 17 horas (pelo horário de Brasília) e só se normalizando depois das 18h30.

Somente com esta queda, o uptime do Gmail no mês caiu para cerca de 99,7%, quando a meta do Google é mantê-lo online por pelo menos 99,9% do tempo.

Ben Treynor, vice-presidente de engenharia e “czar” de confiabilidade de sites do Google, afirma que o episódio serviu para que a sua equipe percebesse que algumas medidas precisam ser tomadas para garantir que o serviço permaneça acessível mesmo com sobrecargas como a de hoje. A infraestrutura de roteadores do Google será melhor equipada e os seus engenheiros trabalharão para garantir que problemas num data center não mais afetem o acesso a outros.

“Gostaria de pedir desculpas a todos vocês. A falha de hoje foi um grande problema, e nós o estamos tratando como tal”, afirmou Ben.

Quando este tipo de problema ocorre, é recomendado usar o Gmail por meio do servidor POP. Para usar o POP, basta cadastrar a sua conta do Gmail em um programa de e-mail, como o Outlook, por exemplo. É só colocar o servidor POP (pop.gmail.com), seu login e senha em “Configurações de Conta”.

Com informações do GigaBlog do UOL Tecnologia e MacMagazine

Anúncios

2 comentários sobre “Gmail sofre pane e fica fora do ar nesta terça-feira

  1. É, coitada da “pobre” Google. Devido à sua popularidade, haja servidor que aguente tanta conexão. Imagine se todos usassem POP3 ou IMAP que verifica e-mail a cada 1, 2, 5 minutos. Daríamos um K.O. fácil nos servidores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s